quinta-feira, dezembro 28, 2006

Ciência X Papai Noel

1 - Nenhuma espécie conhecida de renas pode voar.
Entretanto, restam cerca de 300.000 espécies de organismos vivos ainda não classificados. Embora a maioria destas espécies seja constituída de insetos e micróbios, não está eliminada a hipótese de renas voadoras que somente o Papai Noel pode ver;
2 - Existem no mundo cerca de 2 bilhões de crianças (pessoas com menos de 18 anos).
Porém, tendo-se em vista que Papai Noel, aparentemente, não lida com crianças muçulmanas, hindus, budistas e judias, nosso universo de trabalho fica restrito a 15% deste total.
Isto representa 378 milhões de pessoas de acordo com o U. S. Population Reference Bureau. Ademais, considerando-se uma média de 3,5 crianças por residência - segundo o último levantamento do USPRB - temos 91,8 milhões de lares.
Aceitável, ainda, supor que exista pelo menos uma criança boazinha em cada um deste domicílios;
3 - Papai Noel tem 31 horas no Dia de Natal para executar seu trabalho, graças aos diferentes fusos horários e a rotação da Terra, assumindo-se que ele viaje de leste para oeste (o que seria mais vantajoso).
Chegamos a conclusão que ele faz 822,6 visitas por segundo.
É o mesmo que dizer que, para cada lar cristão com uma criança que foi boazinha durante todo o ano, Papai Noel dispõe de, aproximadamente, 1/1000 (um milésimo) de segundo para estacionar, pular do trenó, escalar a casa, descer pela chaminé, encher as meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore, comer o lanche que porventura tenha leh deixado, voltar pela chaminé, entrar novamente no trenó e dirigir-se a casa seguinte.
Assumindo-se que cada uma destas 91,8 milhões de paradas estejam uniformemente distribuidas em volta da superfície terrestre - para simplificar os cálculos, uma vez que, evidentemente, trata-se de situação fictícia - chegamos a distância de 1,26 Km entre cada residência, totalizando um percurso de 121,48 milhões de quilômetros.
Isto sem contar as paradas para descanso, alimentação e para fazer aquilo que todo ser humano precisa uma vez, pelo menos, ao dia.
Desta forma, o trenó do Papai Noel deve se deslocar a velocidade de 1.045 Km/segundo ou 3.000 vezes a velocidade do som.
A título de comparação, o veículo mais rápido fabricado pelo homem, a sonda espacial Ulisses, precorre modestos 44 Km em um segundo.
Vale lembrar que a rena normal consegue alcançar miseros 25 Km/h, ou seja, 0,00695 Km/s.
4 - A capacidade de carga do trenó pode adicionar outros elementos interessantes a investigação:
para que cada criança não ganhe mais que um conjunto médio de Lego (900 gramas),
o trenó carregará 21.300 toneladas, não incluindo o próprio Papai Noel, invariavelmente descrito como obeso.
No solo, uma rena convencional pode puxar não mais que 35 Kg.
Mesmo se admitindo que a espécie voadora (veja item 1) possa puxar 10 vezes esta carga, seriam necessárias 214.200 renas voadoras, aumentando-se o peso do conjunto para 353.430 toneladas.
Isto representa 4 vezes a massa do transatlântico inglês Queen Elizabeth.
5 - 353.000 toneladas viajando a 1.045 Km/s cria uma enorme resistência do ar.
Deste modo, o primeiro par de renas a frente da composição irá absorver 14,3 quintilhões de Joules de energia por segundo.
É o suficiente para queimá-las de forma similar as naves espaciais quando entram na atmosfera terrestre.
Seria o suficiente para fazer evaporar o par de renas, expondo o par de colegas imediatamente atrás ao mesmo destino e provocando sucessivas explosões supersônicas em seu trajeto.
A total evaporação de todas as renas levaria apenas 4,26 milésimos de segundo.
Enquanto isso, Papai Noel seria submetido a uma aceleração centrífuga de 170.500,06 m/s2 (17.500 vezes maior que a gravidade).
Um Papai Noel de 115 Kg (burlescamente magro) seria esmagado na parte traseira de seu trenó por 1.954.700 Kgf.
CONCLUSÃO:
Se Papai Noel de fato entregava presente na véspera de Natal, agora ele está morto. abraco e Feliz Natal!hohohohohoho

0 Comments:

Post a Comment